• Home|
  • Governo lança Programa Acredita, que estimula crédito para MEIs

Governo lança Programa Acredita, que estimula crédito para MEIs

O governo lançou nesta segunda-feira (22) o Programa Acredita, em evento no Palácio do Planalto. O projeto é inspirado no programa Desenrola Brasil , mas focado em Microempreendedores Individuais (MEIs) e em oferecer crédito. O objetivo é incentivar a renegociação de dívidas para MEIs e para micro e pequenas empresas, para, dessa forma, impulsionar a geração de renda, emprego e o crescimento econômico.

Segundo o ministro Márcio França, da pasta de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, o programa estará disponível a partir de amanhã (23). Ele destacou ainda que dentre os 15 milhões de MEIs, 7 milhões têm dívidas com o governo.

O Acredita cria ainda o programa ProCred 360, que é uma "iniciativa que estabelece condições especiais de taxas e garantias por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para operações destinadas a MEIs e microempresas com faturamento anual limitado a R$ 360 mil".

O ProCred 360 disponibiliza de taxas de juros competitivas, fixadas em Selic + 5% ao ano. Além disso, o programa permite o "pagamento de juros no período de carência, contribuindo para uma melhor organização financeira dos tomadores de crédito", segundo o Planalto.

Em relação às empresas de porte até médio, com faturamento de até R$ 300 milhões, a medida diminui os custos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), com 20% de redução do Encargo por Concessão de Garantia (ECG).

Nas redes sociais, Lula afirma que o programa é histórico e vai mudar a vida de milhões de brasileiros.

"Todas as pessoas vão ter acesso a um crédito agora, organizado pelo nosso governo. Eu acho que é o maior programa de inclusão de crédito financeiro da história desse país", disse o presidente.

Durante o evento, o petista afirmou que "não tem nada mais imprescindível para uma sociedade do que oportunidade e crédito. O banco não foi preparado para receber pobre, por isso, o que nós estamos fazendo é criando as condições e o direito de ganhar um crédito".

E acrescentou: "Muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza, significa desnutrição, significa fome, significa favela, significa que a maioria não tem nada, mas se você estabelecer um critério em que muitos tenham o pouco, a gente muda a cara da sociedade brasileira".

Eixos
O Acredita possui quatro eixos. O primeiro (“Acredita no Primeiro Passo”) é indicado ao microcrédito para inscritos no CadÚnico. O segundo (“Acredita no seu negócio”) é para as empresas, por meio do Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360.

Há também uma base que mira a criação do mercado secundário para crédito imobiliário. O quarto eixo é o Eco Invest Brasil – Proteção Cambial para Investimentos Verdes (PTE), cujo objetivo é incentivar o investimento internacional em projetos sustentáveis no Brasil.

Fonte: IG

Últimas Publicações

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Maio/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado de Minas Gerais - Maio/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do Estado de Minas Gerais, na forma de comentários, com ênfase às providências que as empresas devam adotar no cumprimento de suas obrigações legais. Nos casos de atividades específicas está agenda pode não esgotar todas as determinações l.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado de São Paulo - Maio/2024



    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do Estado de São Paulo, na forma de comentários, com ênfase às providências qu.. (continue lendo)

  • PIS | O que é o Abono Salarial

    O que é o Abono Salarial ​Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei. A CAIXA atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Minis.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Municipal

    O encerramento de uma empresa na esfera municipal no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera municipal:

    Regularização Fiscal Municipal: Certificar-se de que não há pendências fiscais municipais, como ISS (Imposto sobre Serviços), IPTU (Imposto Predial e.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Estadual

    O encerramento de uma empresa na esfera estadual no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera estadual:

    Regularização Fiscal: Certificar-se de que não há pendências fiscais estaduais, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servi&ccedi.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Trabalhista

    O encerramento de uma empresa na esfera trabalhista envolve uma série de procedimentos para garantir que todas as obrigações trabalhistas sejam quitadas corretamente. Aqui estão os passos principais:

    Pagamento das Verbas Rescisórias: Realizar o cálculo e o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários, incluindo saldo de sal&.. (continue lendo)

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).