• Home|
  • Revisões e controles do planejamento estratégico

Revisões e controles do planejamento estratégico

Revisões e controles do planejamento estratégico

Flexibilidade e velocidade são necessárias

A maioria das empresas ocupa-se, neste momento, em fazer o controle estratégico, trabalhando nas revisões necessárias, ou seja, ajustando as “velas do barco-empresa” para a tempestade que se iniciou. É hora não somente de ajustar as “velas”, mas também de rever o próprio rumo que está sendo seguido, corrigindo-o, caso necessário.

Essa revisão pode ser iniciada com análise do cenário. Vivemos, até pouco tempo, um clima geral de otimismo e crescimento econômico, com o qual projetamos o cenário para a empresa. Nos dias atuais, para aqueles que ainda não o fizeram, é recomendável a análise sobre o que se imagina acontecer para o ramo específico de negócio para sua empresa.

Essa análise, preferencialmente brotando de um grupo de pessoas-chave, deve ser feita com cautela para evitar os exageros de praxe, lembrando que muitas oportunidades surgem em momentos de crise. O empresário Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, quando questionado sobre a crise, não titubeou: "Uns choram com a crise, outros vendem lenços, como nós...". Quantas outras coisas podem ser vendidas! Nesse caso, as competências importantes para o sucesso são a flexibilidade e a velocidade.

Tal reflexão nos direciona também para os exames das estratégias, dos objetivos atuais e da própria missão da empresa. Os ingredientes principais para essa reflexão em cada empresa são sempre os mesmos: pensar, pensar com inteligência, pensar em voz alta com as demais pessoas-chave, coletar números, informações, indicadores, exemplos etc. Caso seja feita em um ambiente de cooperação positiva, com manifestação das pessoas, a empresa poderá colher resultados importantes.

Depois de clareadas e escolhidas as melhores alternativas para a situação da empresa, é importante que o empresário elabore, mesmo de maneira simples, um novo plano escrito que contenha os custos e receitas esperados nos respectivos espaços de tempo.

Caso essa conta apresente resultado positivo (viabilidade), somente então é hora de agir. E de agir rapidamente. Pode ser que outros concorrentes estejam pensando a mesma coisa, e, normalmente, quem chega primeiro colhe os melhores frutos.

O controle estratégico tem como significado básico comparar o desempenho obtido com o que foi planejado e, em caso de divergência, realizar todas as providências necessárias para fazer com que ambos coincidam. Nessa situação só existem duas alternativas: rever o planejamento ou corrigir ações práticas que foram ou vem sendo realizadas.

Dessa forma, o controle estratégico significa a existência de condições que possibilitem a capacidade de realizar as ações necessárias para que o plano estratégico seja implantado e se desenvolva da forma planejada rumo aos objetivos.

Últimas Publicações

  • Obrigações Fiscais – Estado do Espirito Santo - Maio/2024

    Agenda das principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do Estado do Espirito .. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Maio/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do continue lendo)

  • Automação | Mais agilidade na gestão e no atendimento

    Algumas soluções com baixo investimento e até mesmo gratuitas vão ajudar o empresário da empresa pequena, micro, ou eu empresário a ter fôlego no seu dia a dia para vender seus produtos e serviços. Afinal, para tarefas burocráticas e repetitivas podemos contar com a tecnologia. Segue algumas sugestões de sistemas e processos:

     

    Software de gestão empresarial (ERP): Utilizar um sistema de gest&at.. (continue lendo)

  • LEADS | Como e Onde você pode conseguir mais Leads

    Conseguir mais leads para o seu departamento comercial envolve uma combinação de estratégias e ferramentas. Aqui estão algumas sugestões sobre como e onde você pode conseguir mais leads:

     

    Marketing de Conteúdo: Crie e promova conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir blogs, vídeos, infográficos, e-books, webinars, entre outros. Use esses conteúdos para atrair visitantes para o seu site e capturar leads por meio de formulários de inscri&cced.. (continue lendo)

  • LGPD I Desafios adicionais

    Com certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe desafios adicionais para a aquisição e gestão de leads, uma vez que impõe regras mais rigorosas sobre o tratamento de dados pessoais. Aqui estão algumas considerações importantes para enfrentar esse desafio:  

    Consentimento Transparente: Certifique-se de obter o consentimento explícito dos usuários para coletar e processar seus dados pessoais. Isso significa que você deve explicar claramente como os dados ser&at.. (continue lendo)

  • Saúde Mental | Guia Rápido para Superar o Medo Financeiro

    Perder o medo financeiro pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, mas existem algumas etapas que podem ajudar a enfrentar esse obstáculo. Aqui está um guia para ajudar:  

    Educação Financeira: Invista tempo em aprender sobre finanças básicas, como orçamento, fluxo de caixa, demonstrativos financeiros e gestão de dívidas. Existem muitos recursos disponíveis online, incluindo cursos gratuitos e materiais educativos.  

    Planejamento Financeiro.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Abril/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024, de âmbito da legislação do continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).