• Home|
  • Monitore o ambiente externo

Monitore o ambiente externo

Monitore o ambiente externo

É nele que se encontram possibilidades para mudar o rumo dos negócios.

“Se você não pode com os inimigos, junte-se a eles”. O provérbio, muito conhecido do povo brasileiro, é uma máxima empresarial. Claro que não pode ser levado exatamente ao “pé-da-letra”, mas deve ser analisado com o propósito de que, ao conhecer o seu adversário, será possível mudar o rumo dos seus negócios. Por isso, é importante monitorar o ambiente externo, pois é nele que se encontram as oportunidades e ameaças empresariais.

Assim como existem algumas coisas na vida que não podemos controlar - como clima, preço dos combustíveis, dólar, inflação etc. - também ocorre o mesmo com os concorrentes. É impossível, ainda, prever como e onde estes fatores estarão nos próximos anos ou no próximo mês. Não podemos antever o aparecimento de um concorrente em nosso segmento de mercado ou em nossa área de atuação.

Os fatores que compõem o ambiente externo são considerados importantes para a elaboração do planejamento estratégico de uma empresa, seja indústria, comércio ou qualquer outro tipo de atividade. A característica comum entre estes fatores é a falta de domínio que o empresário pode exercer sobre eles. Caso seja favorável ao negócio, é possível usufruí-los em benefício da empresa. Porém, se indicarem circunstâncias desfavoráveis, de nada irá ajudar.

Importância externa

Se não podemos exercer influência sobre os fatores externos, por que são importantes no planejamento estratégico da empresa? Porque cada fator externo tem influência diferente para cada empresa ou negócio. A sugestão é que cada organização possua uma relação dos fatores, em ordem de importância, facilitando a observação das mudanças. Caso esta relação seja feita em conjunto entre as lideranças da empresa, melhor ainda: é uma boa oportunidade para ajustar os ponteiros, unindo o pensamento de todos.

Inflação, preço dos combustíveis, concorrentes velhos e novos, desemprego, reciclagem, leis e regulamentos, costumes e crenças, entre outros, são fatores que podem influenciar no presente ou no futuro de forma distinta e para diferentes tipos de empresas. Portanto, ao analisar todos os fatores listados, atribua a cada um deles uma nota, conforme o grau de importância no seu negócio.

Painel de negócio

Com os fatores externos listados por ordem de importância, sendo impossível agir sobre suas causas, o próximo passo é a descoberta (decisão) se cada fator pode constituir uma oportunidade ou ameaça aos negócios. Dessa forma, um negócio saudável deve conter um bom número de oportunidades, com menor número de ameaças para seguir uma direção e alcançar um objetivo determinado. Com o painel, entre os fatores externos importantes a serem acompanhados, aproveite para, em alguns minutos, analisar as notícias e captar as tendências mais importantes.

Últimas Publicações

  • Obrigações Fiscais – Estado do Espirito Santo - Maio/2024

    Agenda das principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do Estado do Espirito .. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Maio/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Maio/2024, de âmbito da legislação do continue lendo)

  • Automação | Mais agilidade na gestão e no atendimento

    Algumas soluções com baixo investimento e até mesmo gratuitas vão ajudar o empresário da empresa pequena, micro, ou eu empresário a ter fôlego no seu dia a dia para vender seus produtos e serviços. Afinal, para tarefas burocráticas e repetitivas podemos contar com a tecnologia. Segue algumas sugestões de sistemas e processos:

     

    Software de gestão empresarial (ERP): Utilizar um sistema de gest&at.. (continue lendo)

  • LEADS | Como e Onde você pode conseguir mais Leads

    Conseguir mais leads para o seu departamento comercial envolve uma combinação de estratégias e ferramentas. Aqui estão algumas sugestões sobre como e onde você pode conseguir mais leads:

     

    Marketing de Conteúdo: Crie e promova conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir blogs, vídeos, infográficos, e-books, webinars, entre outros. Use esses conteúdos para atrair visitantes para o seu site e capturar leads por meio de formulários de inscri&cced.. (continue lendo)

  • LGPD I Desafios adicionais

    Com certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe desafios adicionais para a aquisição e gestão de leads, uma vez que impõe regras mais rigorosas sobre o tratamento de dados pessoais. Aqui estão algumas considerações importantes para enfrentar esse desafio:  

    Consentimento Transparente: Certifique-se de obter o consentimento explícito dos usuários para coletar e processar seus dados pessoais. Isso significa que você deve explicar claramente como os dados ser&at.. (continue lendo)

  • Saúde Mental | Guia Rápido para Superar o Medo Financeiro

    Perder o medo financeiro pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, mas existem algumas etapas que podem ajudar a enfrentar esse obstáculo. Aqui está um guia para ajudar:  

    Educação Financeira: Invista tempo em aprender sobre finanças básicas, como orçamento, fluxo de caixa, demonstrativos financeiros e gestão de dívidas. Existem muitos recursos disponíveis online, incluindo cursos gratuitos e materiais educativos.  

    Planejamento Financeiro.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Abril/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024, de âmbito da legislação do continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).