• Home|
  • Prepare o cenário para enfrentar o futuro

Prepare o cenário para enfrentar o futuro

Prepare o cenário para enfrentar o futuro

Após a análise do ambiente externo, ou seja, verificado como sua empresa pode ser afetada por fatores externos, o próximo passo será montar possíveis cenários para planejar alternativas.

A possível falta de energia elétrica no Brasil tem causado preocupação ao governo, aos empresários e à população. A crise energética, por exemplo, é um fator externo que pode ocorrer no país; as empresas precisam estar preparadas. Mas o que fazer para não sofrer as consequências de um desastre energético? O que pode ser feito agora é o planejamento das alternativas, preparando-se para as ações imediatas a realizar, que possam minimizar os efeitos para a sua empresa.

É essa combinação de Cenário com Planejamento que preparamos o Planejamento Estratégico. Assim, é possível planejar a empresa para os próximos dois, cinco ou mais anos, cabendo aos responsáveis pela organização imaginar inicialmente o cenário que poderá acontecer no futuro, no ambiente externo. Da mesma forma, como no teatro, é sobre esse cenário que os personagens (empresários) desenvolverão os planos e atitudes, ficando previamente preparadas as ações e providências a serem adotadas - investir, manter, mudar, adaptar etc.

Dessa forma, percebemos a importância da montagem dos Cenários. Caberá aos empresários realizar as seguintes perguntas: Devo me preparar para qual cenário? Que hipóteses prevalecerão no ambiente externo e que afetarão a minha empresa nos próximos anos? Compras pela Internet continuarão a aumentar? Será exigida Nota Fiscal eletrônica para todos os estabelecimentos? Haverá esgotamento dos recursos naturais? Onda verde? Responsabilidade social? Como o “meu” negócio pode ser afetado com tudo isso? Como posso me prevenir para agir quando chegar o momento?

Muitos empresários de sucesso não podem ser arrogantes em achar que têm uma bola de cristal. Por outro lado, não pode ficar sentados esperando as coisas acontecerem para depois pensar no que fazer. Enfrente este dilema, utilizando o recurso de criar cenários para planejamento da empresa a longo prazo, como fazem as grandes corporações.

Com os cenários, é possível simular como será a inserção nos diferentes fatores do ambiente externo que possam acontecer. Esta alternativa do ambiente externo é mais de vigilância, prontidão e flexibilidade do que de adivinhação. Tem a ver mais com acompanhamento dos acontecimentos e intuição do que técnicas.

Isso tudo deve estar organizado de maneira mais rápida que os concorrentes, pois será sua grande vantagem na conquista de clientes e novos negócios. É interessante que o cenário criado seja estruturado por escrito e revisto, periodicamente, principalmente quando fatos novos acontecerem. Pode-se fazer a melhor seleção dos alvos e ir calibrando a pontaria: se você for um empresário que pensa dessa maneira e age antes, parabéns. Com certeza seu prêmio é o sucesso continuado!

Últimas Publicações

  • LEADS | Como e Onde você pode conseguir mais Leads

    Conseguir mais leads para o seu departamento comercial envolve uma combinação de estratégias e ferramentas. Aqui estão algumas sugestões sobre como e onde você pode conseguir mais leads:

     

    Marketing de Conteúdo: Crie e promova conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir blogs, vídeos, infográficos, e-books, webinars, entre outros. Use esses conteúdos para atrair visitantes para o seu site e capturar leads por meio de formulários de inscri&cced.. (continue lendo)

  • LGPD I Desafios adicionais

    Com certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe desafios adicionais para a aquisição e gestão de leads, uma vez que impõe regras mais rigorosas sobre o tratamento de dados pessoais. Aqui estão algumas considerações importantes para enfrentar esse desafio:  

    Consentimento Transparente: Certifique-se de obter o consentimento explícito dos usuários para coletar e processar seus dados pessoais. Isso significa que você deve explicar claramente como os dados ser&at.. (continue lendo)

  • Saúde Mental | Guia Rápido para Superar o Medo Financeiro

    Perder o medo financeiro pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, mas existem algumas etapas que podem ajudar a enfrentar esse obstáculo. Aqui está um guia para ajudar:  

    Educação Financeira: Invista tempo em aprender sobre finanças básicas, como orçamento, fluxo de caixa, demonstrativos financeiros e gestão de dívidas. Existem muitos recursos disponíveis online, incluindo cursos gratuitos e materiais educativos.  

    Planejamento Financeiro.. (continue lendo)

  • Receita Federal | Programa de Autorregularização Incentivada


    PROGRAMA DE AUTORREGULARIZAÇÃO INCENTIVADA - Lei nº 14.740, de 29 de novembro de 2023 - Instrução Normativa RFB nº 2.168, de 28 de dezembro de 2023

    clique aqui e faça download do passo a passo.


    1- O QUE É A AUTORREGULARIZAÇÃO INCENTIVADA?

  • Obrigações Fiscais – Estado do Espirito Santo - Abril/2024

    Agenda das principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024, de âmbito da legislação do Estado do Espirito.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Abril/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024, de âmbito da legislação do continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado de São Paulo - Abril/2024



    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024, de âmbito da legislação do Estado de São Paulo, na forma de comentários, com ênfase às providências q.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).