• Home|
  • Marketing interno | A força de sua empresa

Marketing interno | A força de sua empresa

Os funcionários são os verdadeiros colaboradores do sucesso da empresa. O maior ativo de uma empresa e a principal diferenciação dos concorrentes é a qualidade do grupo de funcionários que ela possui. A imagem da empresa é o conjunto do que eles representam e fazem no dia-a-dia.

Funcionários comprometidos com o trabalho, com os resultados, com os clientes, proporcionam a imagem de uma empresa comprometida com seu negócio, com os resultados e com os clientes.

Tudo é uma conseqüência compartilhada, pois o cliente só terá condições de ser bem atendido se houver um tratamento recíproco por parte da empresa. É preciso compreender que cliente satisfeito é reflexo de funcionário satisfeito.

O que a empresa oferece aos funcionários acaba recebendo de retorno deles.

É função da empresa fazer todos entenderem o papel e a responsabilidade de suas atividades. Desde a pessoa responsável pela limpeza, passando pela recepcionista, até chegar ao presidente ou proprietário da empresa, todos têm um importante papel a desempenhar.

Parte desta concepção é o que pode ser chamado de marketing interno, uma ferramenta capaz de promover grandes resultados em qualquer empresa.

Abaixo são apresentadas ações que podem servir como base inicial para um plano de marketing interno para qualquer empresa, independente de seu porte.

Crie canais para ouvir os funcionários

Institua um programa para ouvir os funcionários, do tipo 'fale com o diretor'. Crie um canal para que o funcionário demitido expresse sua opinião, declarando situações desconhecidas ou 'ocultas'. Coloque caixas de sugestões em diversos locais da empresa.

Desenvolva campanhas internas

Tudo o que for desenvolvido na empresa deve ser muito bem comunicado. Pode-se criar campanhas internas, com temas motivacionais, com faixas, cartazes e banners dentro da empresa.

A adoção de um jornalzinho interno é uma boa opção. Mais simples que isto pode ser a confecção de um jornal de parede, com notícias semanais; ou então de um mural de avisos. Não esqueça as datas de aniversário e, principalmente, a data de aniversário de 'vida' do funcionário na empresa.

Promova a integração dos funcionários novos

Ao contratar um funcionário, promova a integração dele junto à empresa e aos novos colegas de trabalho. A exibição de vídeos institucionais contando a história de empresa, sua missão, valores e visão de futuro é uma boa prática.

Realize eventos e incentive a participação de todos

Qualquer tipo de evento é uma valiosa oportunidade integradora. No entanto, a presença de todos é de fundamental importância, mesmo que eles ocorram em horários diferentes do expediente de trabalho.

Uma boa opção é aproveitar datas festivas específicas para tal. Se os familiares dos funcionários puderem participar destas atividades, melhor ainda.

Reconheça o esforço sempre

Estabeleça prêmios como reconhecimento ao esforço dos funcionários que atingiram metas estabelecidas ou promoveram melhorias contínuas na empresa.

Quando todos os funcionários compreenderem que seu trabalho é que faz a diferença, haverá maior consciência profissional, maior profissionalismo e maior competitividade empresarial.

Resultados práticos

Os resultados práticos serão os melhores indicativos e a atribuição deste sucesso será da força do marketing interno.

Últimas Publicações

  • Por Que Nossas Metas Falham - O Ciclo da Falsa Esperança do Ano Novo

    🎯 Todo final de ano, a cena se repete: uma onda de otimismo nos inunda, a caneta desliza sobre o papel, e uma lista de resoluções grandiosas é criada. Perder peso, aprender um idioma, economizar, começar a academia. No entanto, estudos mostram que apenas cerca de 8% a 10% das pessoas conseguem cumprir integralmente suas metas de Ano Novo.

    Por que somos t.. (continue lendo)

  • Ações Imediatas LALUR/LACS e ECF

    As ações imediatas são de natureza contábil, fiscal e de sistemas. Elas visam garantir a correta apuração e o alinhamento com o leiaute da ECF que está sendo utilizado para o período.

    1. Adequação do Sistema ERP/Contábil

    • continue lendo)

  • Situação Atual da Distribuição de Lucros

    Até o momento, a distribuição de lucros ou dividendos é, em geral, isenta de Imposto de Renda na Pessoa Física (sócio ou acionista), desde que a empresa tenha escrituração contábil regular. Essa isenção vigora desde 1996.

    1. Tributação de Lucros/Dividendos (a partir de 2026)continue lendo)

  • A Força do Networking para Indicações Máximas

    Sabemos que seu tempo é ouro. Você precisa de estratégias de marketing que funcionem sem exigir horas preciosas do seu dia. A boa notícia é que o networking (sua rede de contatos) é uma ferramenta poderosa e muitas vezes subutilizada para otimizar seu marketing e maximizar as indicações de clientes.  

    continue lendo)

  • O que o empresário precisa fazer agora para se adequar à Reforma Tributária

    A Emenda Constitucional 132/2023 foi promulgada, mas as leis complementares que detalharão as regras de cobrança, creditamento, e as alíquotas de referência do IVA (composto pela CBS e IBS) ainda estão sendo elaboradas e debatidas.

    Os efeitos práticos da reforma sobre o consumo começarão a ser sentidos de forma mais significativa apenas .. (continue lendo)

  • Micro Priorização | O Poder das Pequenas Decisões Estratégicas

    Em um ambiente de negócios cada vez mais acelerado e complexo, com recursos e tempo limitados, o pequeno e médio empresário (PME) não pode se dar ao luxo de gastar energia em decisões de baixo impacto. É aqui que entra a Micro Priorização – uma abordagem adotada por líderes de ponta que consiste em tomar decisões pequenas, porém altamente estratégicas, capazes de gerar um efeito desproporc.. (continue lendo)

  • Tecnologia e a Humanidade Estão Mudando o Jogo das Dívidas

    Você já recebeu uma cobrança que mais parecia uma bronca? Ninguém gosta de dever, e ser cobrado de forma agressiva ou impessoal piora ainda mais a situação. A boa notícia é que o jeito de cobrar está mudando, e para muito melhor!

    Hoje, a tecnologia se uniu à sensibilidade humana para transformar a cobran&cc.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).