• Home|
  • Marketing interno | A força de sua empresa

Marketing interno | A força de sua empresa

Os funcionários são os verdadeiros colaboradores do sucesso da empresa. O maior ativo de uma empresa e a principal diferenciação dos concorrentes é a qualidade do grupo de funcionários que ela possui. A imagem da empresa é o conjunto do que eles representam e fazem no dia-a-dia.

Funcionários comprometidos com o trabalho, com os resultados, com os clientes, proporcionam a imagem de uma empresa comprometida com seu negócio, com os resultados e com os clientes.

Tudo é uma conseqüência compartilhada, pois o cliente só terá condições de ser bem atendido se houver um tratamento recíproco por parte da empresa. É preciso compreender que cliente satisfeito é reflexo de funcionário satisfeito.

O que a empresa oferece aos funcionários acaba recebendo de retorno deles.

É função da empresa fazer todos entenderem o papel e a responsabilidade de suas atividades. Desde a pessoa responsável pela limpeza, passando pela recepcionista, até chegar ao presidente ou proprietário da empresa, todos têm um importante papel a desempenhar.

Parte desta concepção é o que pode ser chamado de marketing interno, uma ferramenta capaz de promover grandes resultados em qualquer empresa.

Abaixo são apresentadas ações que podem servir como base inicial para um plano de marketing interno para qualquer empresa, independente de seu porte.

Crie canais para ouvir os funcionários

Institua um programa para ouvir os funcionários, do tipo 'fale com o diretor'. Crie um canal para que o funcionário demitido expresse sua opinião, declarando situações desconhecidas ou 'ocultas'. Coloque caixas de sugestões em diversos locais da empresa.

Desenvolva campanhas internas

Tudo o que for desenvolvido na empresa deve ser muito bem comunicado. Pode-se criar campanhas internas, com temas motivacionais, com faixas, cartazes e banners dentro da empresa.

A adoção de um jornalzinho interno é uma boa opção. Mais simples que isto pode ser a confecção de um jornal de parede, com notícias semanais; ou então de um mural de avisos. Não esqueça as datas de aniversário e, principalmente, a data de aniversário de 'vida' do funcionário na empresa.

Promova a integração dos funcionários novos

Ao contratar um funcionário, promova a integração dele junto à empresa e aos novos colegas de trabalho. A exibição de vídeos institucionais contando a história de empresa, sua missão, valores e visão de futuro é uma boa prática.

Realize eventos e incentive a participação de todos

Qualquer tipo de evento é uma valiosa oportunidade integradora. No entanto, a presença de todos é de fundamental importância, mesmo que eles ocorram em horários diferentes do expediente de trabalho.

Uma boa opção é aproveitar datas festivas específicas para tal. Se os familiares dos funcionários puderem participar destas atividades, melhor ainda.

Reconheça o esforço sempre

Estabeleça prêmios como reconhecimento ao esforço dos funcionários que atingiram metas estabelecidas ou promoveram melhorias contínuas na empresa.

Quando todos os funcionários compreenderem que seu trabalho é que faz a diferença, haverá maior consciência profissional, maior profissionalismo e maior competitividade empresarial.

Resultados práticos

Os resultados práticos serão os melhores indicativos e a atribuição deste sucesso será da força do marketing interno.

Últimas Publicações

  • IRPF | Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025

    A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prevista para ocorrer entre 17 de março e 30 de maio de 2025.

    Quem deve declarar:

    De acordo com as informações disponíveis, estão obrigados a declarar o IRPF em 2025 os contribuintes que, em 2024, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes situações:

    • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90: Inclui salário.. (continue lendo)

  • Falta de Pagamento de Impostos | Riscos e Consequências

    Na vida existem duas certezas: você vai morrer e vai pagar impostos. Todas as demais situações são possibilidades.Dito isso, vamos entender quais os perigos, riscos e consequências pela falta de pagamento de impostos.

    As penalidades variam conforme a gravidade da infração e o tipo de imposto devido. 

    continue lendo)

  • Design Gráfico e o Marketing Evidenciam Benefícios, Não Características

    Em vez de destacar as características técnicas de um produto ou serviço, o design gráfico e o marketing podem trabalhar juntos para comunicar o valor que ele oferece ao cliente, focando nos benefícios e na solução de seus problemas.

    Design Gráfico

    • continue lendo)

  • Receita Saúde | Aplicativo digital da Receita Federal

    O Receita Saúde é um serviço e aplicativo digital da Receita Federal que visa modernizar e simplificar a emissão de recibos de serviços de saúde, tanto para profissionais quanto para pacientes.

    Principais características:

    • Emissão de recibos eletrônicos: A partir de 1º de janeiro de 2025, a emissão de recibos de saúde por profissionais da área da saúde que atuam como pessoa física (médicos, dentistas, psicólogos, fis.. (continue lendo)

  • IVA | Impacto nos Prestadores de Serviços

    O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) promete revolucionar o sistema tributário brasileiro, mas quais serão os principais impactos para os prestadores de serviços?

    A implementação do IVA trará mudanças significativas para todos os setores da economia, e os prestadores de serviços não serão exceção. As .. (continue lendo)

  • IVA 2026 | O que foi sancionado

    Foi sancionada nesta quinta-feira (16) a Lei Complementar 214, primeira regulamentação da reforma tributária. A nova lei simplifica a cobrança de impostos sobre o consumo (bens e serviços). O texto é originado do Projeto de Lei Complementar (PLP) continue lendo)

  • Tabela para cálculo da Contribuição Previdenciária (INSS) de empregado para 2025

    A contribuição do segurado empregado, empregado doméstico e do trabalhador avulso, de acordo com a tabela de contribuição que segue:

    continue lendo)

    Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).