• Home|
  • Alimentação | Fast-food legal

Alimentação | Fast-food legal

Há muito material escrito sobre alimentação e trabalho. O tema de fato vem ganhando importância devido ao desequilíbrio alimentar da maioria dos brasileiros. Consequência do desbalanceamento nutritivo e do sedentarismo, a obesidade tornou-se um problema global.

O excesso de peso é um dos fatores de risco que funciona como gatilho capaz de desencadear tantos outros problemas de saúde, comprometendo sobremaneira a qualidade de vida das pessoas, como pressão alta e diabetes.

Na empresa moderna, em que a obtenção por resultado pode romper, em certa medida, a rotina do trabalhador, que se vê obrigado com frequência a comer algo na rua, a atração por salgados, aqueles alimentos prontos, comumente de baixo valor nutritivo, alta caloria e inadequados como substituto de uma alimentação completa, tornam-se uma saída emergencial.

Nem sempre é fácil delimitar os ajustes para se manter competitivo nos mercados, o que pode resultar em mudanças na rotina da equipe. A empresa, no entanto, precisa se ater a essa dinâmica e orientar seus colaboradores sobre alternativas alimentar.

Para evitar que o improviso se torne um problema de saúde no longo prazo, é preciso saber improvisar. Por isso é importante saber que mesmo um simples sanduíche pode ser bem feito e equilibrar nutrientes básicos de uma boa alimentação.

O tomate, o alface, o frango grelhado são bases saudáveis e devem ser acompanhados com sucos naturais. Mas precisam ser manipulados por cozinheiros responsáveis. A responsabilidade da lanchonete ou até mesmo do trailer da esquina pode, até certo ponto, ser avaliada pelo visual.

Ausência de moscas no ar, ingredientes em vasilhames com tampas, estrutura de pia adequada, chapeiro com os cabelos protegidos e luvas nas mãos são a parte aparente do ponto. Se o lugar for movimentado significa que há ali renovação permanente dos alimentos. Ou seja, sanduíches com ingredientes frescos.

O colaborador deve estar ciente de que um alimento estragado ou inadequado para o momento pode trazer transtornos em seu dia a dia, seja por causa de uma intoxicação ou por uma simples sensação de mal-estar. O que compromete o desempenho individual e coletivo.

Se em sua empresa é constante a quebra da rotina dos empregados, estimule-os a ter sempre na bagagem uma fruta, um biscoito água e sal, uma garrafa de água ou de suco. As frutas, além de serem leves, completam a refeição, evitando o consumo extra de calorias.

A quebra da rotina pode não ser um problema para o colaborador e para a empresa se houver consciência dos mecanismos para equilibrar o ritmo sem comprometer a saúde de ninguém.

Últimas Publicações

  • IRPF | Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025

    A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prevista para ocorrer entre 17 de março e 30 de maio de 2025.

    Quem deve declarar:

    De acordo com as informações disponíveis, estão obrigados a declarar o IRPF em 2025 os contribuintes que, em 2024, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes situações:

    • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90: Inclui salário.. (continue lendo)

  • Falta de Pagamento de Impostos | Riscos e Consequências

    Na vida existem duas certezas: você vai morrer e vai pagar impostos. Todas as demais situações são possibilidades.Dito isso, vamos entender quais os perigos, riscos e consequências pela falta de pagamento de impostos.

    As penalidades variam conforme a gravidade da infração e o tipo de imposto devido. 

    continue lendo)

  • Design Gráfico e o Marketing Evidenciam Benefícios, Não Características

    Em vez de destacar as características técnicas de um produto ou serviço, o design gráfico e o marketing podem trabalhar juntos para comunicar o valor que ele oferece ao cliente, focando nos benefícios e na solução de seus problemas.

    Design Gráfico

    • continue lendo)

  • Receita Saúde | Aplicativo digital da Receita Federal

    O Receita Saúde é um serviço e aplicativo digital da Receita Federal que visa modernizar e simplificar a emissão de recibos de serviços de saúde, tanto para profissionais quanto para pacientes.

    Principais características:

    • Emissão de recibos eletrônicos: A partir de 1º de janeiro de 2025, a emissão de recibos de saúde por profissionais da área da saúde que atuam como pessoa física (médicos, dentistas, psicólogos, fis.. (continue lendo)

  • IVA | Impacto nos Prestadores de Serviços

    O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) promete revolucionar o sistema tributário brasileiro, mas quais serão os principais impactos para os prestadores de serviços?

    A implementação do IVA trará mudanças significativas para todos os setores da economia, e os prestadores de serviços não serão exceção. As .. (continue lendo)

  • IVA 2026 | O que foi sancionado

    Foi sancionada nesta quinta-feira (16) a Lei Complementar 214, primeira regulamentação da reforma tributária. A nova lei simplifica a cobrança de impostos sobre o consumo (bens e serviços). O texto é originado do Projeto de Lei Complementar (PLP) continue lendo)

  • Tabela para cálculo da Contribuição Previdenciária (INSS) de empregado para 2025

    A contribuição do segurado empregado, empregado doméstico e do trabalhador avulso, de acordo com a tabela de contribuição que segue:

    continue lendo)

    Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).