• Home|
  • Estratégia | Micro e pequenas empresas também podem investir em softwares de gestão

Estratégia | Micro e pequenas empresas também podem investir em softwares de gestão

Nos últimos anos, grandes indústrias têm investido fortemente em tecnologia. As soluções ERP (Enterprise Resource Planning) são as mais procuradas, porque integram todo o sistema de gestão (desde o abastecimento do estoque, passando pelo chão de fábrica, até administração e vendas), permitindo que haja controle das informações por parte dos administradores e, por conseqüência, diminuindo os riscos de erros durante o processo de fabricação.

Mas esta preocupação e capacidade de investimento não se limitam apenas às grandes indústrias. Os micro e pequenos empresários vêm sentindo a necessidade de investir em tecnologia para melhorar a qualidade de seus produtos e a gestão do seu negócio. Com a competitividade acirrada, e o forte investimento em tecnologia por parte das indústrias, as empresas de menor porte sentiram a necessidade de acompanhar os passos das grandes companhias, para não perderem o mercado consumidor.

Apesar da real necessidade de investimento em tecnologia, até pouco tempo, empresas de pequeno porte encontravam dificuldades para adquirir um software de gestão. No entanto, existe softwares para diversos tipos e tamanhos de empresas. Hoje isto é comum, sendo possível implantar pacotes com módulos básicos e adequados à maioria das empresas, contendo compras, faturamento, estoque, fluxo de caixa etc. Há também a opção por aluguel (pagamento mensal, de acordo com o número de acessos etc.) ou licenciamento (a empresa compra a licença de uso do software).

Há inúmeros softwares no mercado capazes de atender às exigências de cada empreendimento. Porém alertamos os empresários para analisar com cautela quais são suas reais necessidades, para que ele possa optar pela solução adequada aos processos de sua empresa. As micro e pequenas empresas têm várias opções e facilidades para investir em tecnologia. O que não pode ser deixado de lado é o investimento em consultoria de TI (Tecnologia de Informação), capazes de entender o que aquela determinada empresa precisa como solução.

Últimas Publicações

  • IRPF | Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025

    A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prevista para ocorrer entre 17 de março e 30 de maio de 2025.

    Quem deve declarar:

    De acordo com as informações disponíveis, estão obrigados a declarar o IRPF em 2025 os contribuintes que, em 2024, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes situações:

    • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90: Inclui salário.. (continue lendo)

  • Falta de Pagamento de Impostos | Riscos e Consequências

    Na vida existem duas certezas: você vai morrer e vai pagar impostos. Todas as demais situações são possibilidades.Dito isso, vamos entender quais os perigos, riscos e consequências pela falta de pagamento de impostos.

    As penalidades variam conforme a gravidade da infração e o tipo de imposto devido. 

    continue lendo)

  • Design Gráfico e o Marketing Evidenciam Benefícios, Não Características

    Em vez de destacar as características técnicas de um produto ou serviço, o design gráfico e o marketing podem trabalhar juntos para comunicar o valor que ele oferece ao cliente, focando nos benefícios e na solução de seus problemas.

    Design Gráfico

    • continue lendo)

  • Receita Saúde | Aplicativo digital da Receita Federal

    O Receita Saúde é um serviço e aplicativo digital da Receita Federal que visa modernizar e simplificar a emissão de recibos de serviços de saúde, tanto para profissionais quanto para pacientes.

    Principais características:

    • Emissão de recibos eletrônicos: A partir de 1º de janeiro de 2025, a emissão de recibos de saúde por profissionais da área da saúde que atuam como pessoa física (médicos, dentistas, psicólogos, fis.. (continue lendo)

  • IVA | Impacto nos Prestadores de Serviços

    O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) promete revolucionar o sistema tributário brasileiro, mas quais serão os principais impactos para os prestadores de serviços?

    A implementação do IVA trará mudanças significativas para todos os setores da economia, e os prestadores de serviços não serão exceção. As .. (continue lendo)

  • IVA 2026 | O que foi sancionado

    Foi sancionada nesta quinta-feira (16) a Lei Complementar 214, primeira regulamentação da reforma tributária. A nova lei simplifica a cobrança de impostos sobre o consumo (bens e serviços). O texto é originado do Projeto de Lei Complementar (PLP) continue lendo)

  • Tabela para cálculo da Contribuição Previdenciária (INSS) de empregado para 2025

    A contribuição do segurado empregado, empregado doméstico e do trabalhador avulso, de acordo com a tabela de contribuição que segue:

    continue lendo)

    Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).