• Home|
  • Sonhos | Estabelecer objetivos é o começo do sucesso

Sonhos | Estabelecer objetivos é o começo do sucesso

O segredo é a participação de todos. Gerenciar uma empresa com sucesso está em conseguir desenvolver uma equipe talentosa que trabalhe unida em torno dos mesmos objetivos. Esses objetivos devem ser claros e viáveis, para que todos da equipe possam visualizá-los.

Para alcançar os objetivos desejados deve-se antecipadamente estabelecer, com clareza, o resultado pretendido. Raras são a empresas que o fazem.

Os objetivos não podem ser estabelecidos isoladamente pela diretoria da empresa. Eles devem ser determinados em discussão conjunta com toda a equipe.

Na empresa de porte médio ou grande, os objetivos "macros" que impactam toda a organização devem ser estabelecidos pelo presidente, em conjunto com todos os diretores e, na medida do possível, com os gerentes de primeiro escalão, enquanto que cada diretor/gerente, com sua equipe, cuidará dos objetivos de suas áreas. O segredo do sucesso é, sem dúvida, a participação de todos.

O procedimento para estabelecer os objetivos é simples. Basta seguir os passos adiante:

·   Tenha foco

Pense com clareza naquilo que quer alcançar ou realizar. Pense alto. Sonhe alto, "dê asas" à sua imaginação. Desenvolva uma visão de futuro. Se estiver trabalhando em equipe, apresente a todos suas idéias e esteja aberto para receber os comentários, as críticas e as sugestões. Não pense, nesse momento, nos obstáculos, mas foque sua energia naquilo que você pretende.

·   Documente a sua ideia

Transfira os seus sonhos e suas idéias da cabeça para o papel. Procure escrever de forma simples e clara o que você deseja. Feito isso, você terá uma visão ampla e geral da viabilidade do seu projeto.

Neste ponto, seu sucesso já está em processo de realização.

·   Transforme sua ideia em número

Não basta escrever o que deseja. É preciso colocar parâmetros de referência: números, índices, percentuais, entre outros. É fundamental estabelecer prazos para todas as etapas. Coloque tudo o que for necessário, para que você possa, durante e após a execução, medir, avaliar e controlar se está alcançando o seu objetivo, e se não estiver, ser capaz de mudar o rumo.

·   Defina etapas

Estabeleça todos os passos que você pretende dar para alcançar seus objetivos. Mentalize o plano como uma escada, onde é preciso subir um degrau de cada vez. As etapas serão as metas intermediárias (como se fosse um objetivo isolado), partes menores do objetivo, que precisam ser realizadas, sem as quais torna-se impossível alcançar o objetivo final pretendido.

·   Indique troca

Nada é de graça. Tudo tem um custo. Este "custo" poderá ser monetário, dedicação, emocional, lazer, convívio com a família etc. O que você dará em contrapartida para atingir o objetivo?

No livro "Você é do tamanho de seus sonhos", o autor César Souza revela que "o sonho é a primeira etapa do planejamento de uma empresa, de uma carreira ou até mesmo do desenvolvimento de países".

Para obter um futuro grandioso é preciso se comportar como o comandante de um navio, que traça a rota de sua viagem e sabe que todos os portos são importantes para se chegar ao seu destino. Por outro lado, sabe que é preciso determinar, com exatidão, o ponto de chegada, pois caso contrário, a trajetória poderá perder o sentido. Siga essa rota e boa viagem!

Últimas Publicações

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG:  

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A partir de maio de 2025

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de maio de 2025:

      Base de Cálculo em R$  continue lendo)

  • Mídias Digitais | Como Criar Conteúdos Irresistíveis

    Cinco passos para que o pequeno empresário criar conteúdos irresistíveis nas mídias sociais, capaz de atrair, engajar e, finalmente, converter seguidores em clientes.

    1. Mergulhe no Coração do Seu Público:

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Profissionais Envolvidos

    Além do engenheiro de segurança do trabalho, diversos outros profissionais devem estar envolvidos na gestão de riscos psicossociais, formando uma equipe multidisciplinar para uma abordagem abrangente e eficaz. A composição ideal da equipe pode variar dependendo do tamanho e da complexidade da empresa, mas geralmente inclui:

    Profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST):

    • Médico do Trabalho: Essencial para identificar e diagnosticar problemas de saú.. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos psicossociais | Ações Urgentes e Iniciais

    Levando em conta o foco nas doenças psicossociais, as empresas que ainda não se adequaram completamente devem priorizar as seguintes ações neste momento:

    Ações Urgentes e Iniciais:

    1. Entendimento Completo da NR-1 e suas Alterações:

      • Revisar a íntegra da NR-1: Certificar-se de ter conhecimento detalhado da versão atualizada da norma, com foco nos requisitos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
      • .. (continue lendo)

  • As doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil

    Embora dados específicos e detalhados sobre as doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil possam variar dependendo da fonte e do período analisado, algumas condições se destacam consistentemente:

    1. Transtornos de Ansiedade:

    • A ansiedade tem se tornado uma das principais causas de afastamento. Dados recentes de 2024 indicam que a ansiedade já é a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil.
    • Os transtornos de ansiedade podem se manifestar de diversas formas, como .. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Prevenção e Controle

    A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) estabelece a obrigatoriedade de incluir a avaliação e o gerenciamento dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas.

    Foco de Atenção na NR1:

    • Inclusão no PGR: A NR-1 agora exige que as empresas identifiquem, avaliem e controlem os riscos psicossociais, integrando-os ao seu PGR, que é o documento base para a gestão de segurança e saúde no trabalho.. (continue lendo)

  • Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).