• Home|
  • Faturamento | Cuidados com os riscos na conquista de novos mercados

Faturamento | Cuidados com os riscos na conquista de novos mercados

Algumas empresas, na busca de um melhor lugar frente à concorrência, abaixam os seus preços, na tentativa de aumentar o faturamento. Em certas ocasiões, a empresa, quanto mais vende, mais perde.

O preço baixo pode aumentar o volume de vendas, e pode melhorar a sua posição no mercado. Por outro lado, pode também, aumentar os seus passivos financeiros. Nesta situação, as empresas acabam buscando recursos em bancos e financiadoras para cumprir seus compromissos.

Dívidas com banco, com o passar do tempo, tendem sempre a crescer, afetando a credibilidade da empresa. É o grande sinal de que o negócio está em péssima situação.

Como a empresa não gera lucro, em função do preço baixo, quanto mais vende mais perde. Esses aspectos são ignorados por centenas de empresas de todos os tamanhos e ramos de atividade. Para evitar que a situação chegue a esse ponto, o empresário deve conhecer o processo de formação do seu preço de venda, calcular e fixá-lo, de forma certa e consciente, para proporcionar o crescimento da empresa.

É importante, também, identificar o momento certo em que determinado produto deve sair de linha. Nas pequenas empresas, às vezes, é comum o empresário criar laços afetivos com determinado produto. Pode ser um produto criado pelo seu fundador, pode ser o primeiro item de produção ou de tradição, ou o que mais vende - só que dá prejuízo. Nestes casos, mesmo dando prejuízo, por "amor" ao produto, o empresário se nega a fazer as adequações necessárias.

A melhor venda é aquela que gera lucro suficiente para manter a empresa crescendo. Toda empresa tem que existir em função do lucro. E quanto mais, melhor. Obviamente, o lucro deve estar submetido aos aspectos legais e éticos, que deve sempre ser considerado.

Como fixar o preço de venda

O preço de venda dos produtos e serviços (PV) deve refletir a soma do custo de produção (CP), o custo de venda (CV), impostos (I) e a margem de lucro (ML) do empresário:

PV = CP + CV + I + ML

O preço de venda pode variar dependendo da estratégia desenvolvida pelo empresário, que pode ser a de ganhar rapidamente presença no mercado, atingir segmentos específicos do mercado, recuperar o caixa, maximizar lucro, promover uma determinada linha de produtos, ou, simplesmente, eliminar a concorrência.

Se, para atingir a estratégia for necessário reduzir o preço, esta decisão deve ser calculada de forma consciente e dentro da margem de lucro da empresa, nunca atingindo as demais camadas da estrutura da formação do preço de venda.

Últimas Publicações

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG:  

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A partir de maio de 2025

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de maio de 2025:

      Base de Cálculo em R$  continue lendo)

  • Mídias Digitais | Como Criar Conteúdos Irresistíveis

    Cinco passos para que o pequeno empresário criar conteúdos irresistíveis nas mídias sociais, capaz de atrair, engajar e, finalmente, converter seguidores em clientes.

    1. Mergulhe no Coração do Seu Público:

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Profissionais Envolvidos

    Além do engenheiro de segurança do trabalho, diversos outros profissionais devem estar envolvidos na gestão de riscos psicossociais, formando uma equipe multidisciplinar para uma abordagem abrangente e eficaz. A composição ideal da equipe pode variar dependendo do tamanho e da complexidade da empresa, mas geralmente inclui:

    Profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST):

    • Médico do Trabalho: Essencial para identificar e diagnosticar problemas de saú.. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos psicossociais | Ações Urgentes e Iniciais

    Levando em conta o foco nas doenças psicossociais, as empresas que ainda não se adequaram completamente devem priorizar as seguintes ações neste momento:

    Ações Urgentes e Iniciais:

    1. Entendimento Completo da NR-1 e suas Alterações:

      • Revisar a íntegra da NR-1: Certificar-se de ter conhecimento detalhado da versão atualizada da norma, com foco nos requisitos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
      • .. (continue lendo)

  • As doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil

    Embora dados específicos e detalhados sobre as doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil possam variar dependendo da fonte e do período analisado, algumas condições se destacam consistentemente:

    1. Transtornos de Ansiedade:

    • A ansiedade tem se tornado uma das principais causas de afastamento. Dados recentes de 2024 indicam que a ansiedade já é a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil.
    • Os transtornos de ansiedade podem se manifestar de diversas formas, como .. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Prevenção e Controle

    A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) estabelece a obrigatoriedade de incluir a avaliação e o gerenciamento dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas.

    Foco de Atenção na NR1:

    • Inclusão no PGR: A NR-1 agora exige que as empresas identifiquem, avaliem e controlem os riscos psicossociais, integrando-os ao seu PGR, que é o documento base para a gestão de segurança e saúde no trabalho.. (continue lendo)

  • Últimas Notícias

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).