• Home|
  • Desemprego atinge menor patamar da história em 14 estados, aponta IBGE

Desemprego atinge menor patamar da história em 14 estados, aponta IBGE

 

O desemprego atingiu o menor patamar já registrado em 14 estados brasileiros em 2024, conforme dados divulgados dia 14 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa média de desocupação no país ficou em 6,6% no ano passado, consolidando uma tendência de melhora no mercado de trabalho.

A pesquisa, que faz parte da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua desde 2012, revelou que os estados com recorde de baixa no desemprego foram: Rio Grande do Norte (8,5%), Amazonas (8,4%), Amapá (8,3%), Alagoas (7,6%), Maranhão (7,1%), Ceará (7%), Acre (6,4%), São Paulo (6,2%), Tocantins (5,5%), Minas Gerais (5%), Espírito Santo (3,9%), Mato Grosso do Sul (3,9%), Santa Catarina (2,9%) e Mato Grosso (2,6%).

 

A pesquisa do IBGE considera pessoas com 14 anos ou mais e todas as formas de ocupação, incluindo empregos com e sem carteira assinada, trabalhos temporários e atividades por conta própria. Para obter os resultados, o instituto visitou 211 mil domicílios em todo o país.

 

 

IBGE

Por regiões, Norte (7%), Sudeste (6,4%), Sul (4,2%) e Centro-Oeste (5,4%) registraram os menores índices de desocupação desde o início da série histórica. Já o Nordeste apresentou taxa de 9%, a menor desde 2015, mas ainda acima do recorde mínimo de 8,6%, registrado em 2014.

Em contrapartida, os estados com as maiores taxas de desemprego em 2024 foram Bahia (10,8%), Pernambuco (10,8%) e Distrito Federal (9,6%).

 

 

Informalidade segue alta em algumas regiões

O levantamento também apontou que a taxa de informalidade no Brasil foi de 39% da população ocupada ao longo do ano passado. Os estados com as maiores médias foram Pará (58,1%), Piauí (56,6%) e Maranhão (55,3%). Já as menores taxas de informalidade foram observadas em Santa Catarina (26,4%), Distrito Federal (29,6%) e São Paulo (31,1%).

 

 

A autarquia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma instituição pública federal responsável pela coleta, análise e disseminação de dados estatísticos, geográficos, cartográficos e socioeconômicos no Brasil. Criado em 1936, o órgão é fundamental para a produção de informações sobre a população, o território e a economia do país, sendo responsável por pesquisas como o Censo Demográfico, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre outras. Esses dados são utilizados para subsidiar políticas públicas e decisões estratégicas de empresas e instituições.

 


 

 

Fonte: capitalist

Últimas Publicações

  • IRPF | Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025

    A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prevista para ocorrer entre 17 de março e 30 de maio de 2025.

    Quem deve declarar:

    De acordo com as informações disponíveis, estão obrigados a declarar o IRPF em 2025 os contribuintes que, em 2024, se enquadraram em pelo menos uma das seguintes situações:

    • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90: Inclui salário.. (continue lendo)

  • Falta de Pagamento de Impostos | Riscos e Consequências

    Na vida existem duas certezas: você vai morrer e vai pagar impostos. Todas as demais situações são possibilidades.Dito isso, vamos entender quais os perigos, riscos e consequências pela falta de pagamento de impostos.

    As penalidades variam conforme a gravidade da infração e o tipo de imposto devido. 

    continue lendo)

  • Design Gráfico e o Marketing Evidenciam Benefícios, Não Características

    Em vez de destacar as características técnicas de um produto ou serviço, o design gráfico e o marketing podem trabalhar juntos para comunicar o valor que ele oferece ao cliente, focando nos benefícios e na solução de seus problemas.

    Design Gráfico

    • continue lendo)

  • Receita Saúde | Aplicativo digital da Receita Federal

    O Receita Saúde é um serviço e aplicativo digital da Receita Federal que visa modernizar e simplificar a emissão de recibos de serviços de saúde, tanto para profissionais quanto para pacientes.

    Principais características:

    • Emissão de recibos eletrônicos: A partir de 1º de janeiro de 2025, a emissão de recibos de saúde por profissionais da área da saúde que atuam como pessoa física (médicos, dentistas, psicólogos, fis.. (continue lendo)

  • IVA | Impacto nos Prestadores de Serviços

    O IVA (Imposto sobre Valor Agregado) promete revolucionar o sistema tributário brasileiro, mas quais serão os principais impactos para os prestadores de serviços?

    A implementação do IVA trará mudanças significativas para todos os setores da economia, e os prestadores de serviços não serão exceção. As .. (continue lendo)

  • IVA 2026 | O que foi sancionado

    Foi sancionada nesta quinta-feira (16) a Lei Complementar 214, primeira regulamentação da reforma tributária. A nova lei simplifica a cobrança de impostos sobre o consumo (bens e serviços). O texto é originado do Projeto de Lei Complementar (PLP) continue lendo)

  • Tabela para cálculo da Contribuição Previdenciária (INSS) de empregado para 2025

    A contribuição do segurado empregado, empregado doméstico e do trabalhador avulso, de acordo com a tabela de contribuição que segue:

    continue lendo)

    Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).