• Home|
  • Projeto prevê isenção de ICMS para pessoas com doenças graves e deficiências

Projeto prevê isenção de ICMS para pessoas com doenças graves e deficiências

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar (PLP) 222/2024, que propõe isentar do pagamento de ICMS as compras de mercadorias e a contratação de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação realizadas por ou destinadas a pessoas com doenças graves ou deficiências. A proposta é de autoria da deputada Silvia Waiãpi (PL-AP).

A medida abrange pessoas com patologias como HIV e câncer (neoplasias malignas), além de condições como deficiência auditiva unilateral e bilateral, deficiência visual monocular e biocular, doenças incapacitantes, deficiências físicas, problemas permanentes de acessibilidade e outras doenças graves definidas em regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Para ter direito ao benefício, será necessário apresentar laudo médico emitido por profissional inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM).

A proposta altera a Lei Complementar 87/1996, que regulamenta o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo de competência estadual.

 

Amparo aos mais vulneráveis

Segundo a autora, o objetivo do projeto é ampliar a proteção social e econômica para indivíduos em situação de vulnerabilidade, garantindo maior dignidade às pessoas com limitações severas de saúde ou mobilidade. “Esta proposta reforça o compromisso do Estado com a saúde pública e a proteção dos mais vulneráveis”, afirmou Silvia Waiãpi.

 

Tramitação

O texto será analisado pelas comissões de Saúde; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para votação no Plenário da Câmara. Caso seja aprovado, ainda precisará passar pelo Senado antes de se tornar lei.

 

PLC

Um projeto de lei complementar é uma proposta legislativa que visa regulamentar dispositivos da Constituição Federal, exigindo, para sua aprovação, um quórum mais elevado do que o necessário para as leis ordinárias. Diferentemente destas, que precisam apenas da maioria simples dos votos dos parlamentares presentes, a lei complementar exige a maioria absoluta dos membros da casa legislativa em que está sendo votada – ou seja, mais da metade do total de deputados ou senadores, independentemente do número de presentes. A Constituição determina, em diversos de seus artigos, que certos temas só podem ser disciplinados por meio de lei complementar, como é o caso da organização do sistema tributário nacional, normas gerais sobre o direito financeiro, ou a definição de crimes de responsabilidade. Por isso, esse tipo de projeto tem um papel fundamental na estrutura jurídica do país, servindo como um elo entre a Constituição e a legislação infraconstitucional.

 

Fonte: capitalist

Últimas Publicações

  • ESG | Temas a Serem Trabalhados

    Quando se trata de ESG (Ambiental, Social e Governança), há uma vasta gama de temas importantes que as empresas podem e devem abordar. A relevância de cada tema pode variar dependendo do setor, da localização geográfica e das partes interessadas da empresa. No entanto, aqui estão alguns dos principais temas que podem ser abordados em cada pilar do ESG:  

    continue lendo)

  • Tabela Progressiva de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física | A partir de maio de 2025

    Tabela do imposto de renda pessoa física partir do mês de maio de 2025:

      Base de Cálculo em R$  continue lendo)

  • Mídias Digitais | Como Criar Conteúdos Irresistíveis

    Cinco passos para que o pequeno empresário criar conteúdos irresistíveis nas mídias sociais, capaz de atrair, engajar e, finalmente, converter seguidores em clientes.

    1. Mergulhe no Coração do Seu Público:

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Profissionais Envolvidos

    Além do engenheiro de segurança do trabalho, diversos outros profissionais devem estar envolvidos na gestão de riscos psicossociais, formando uma equipe multidisciplinar para uma abordagem abrangente e eficaz. A composição ideal da equipe pode variar dependendo do tamanho e da complexidade da empresa, mas geralmente inclui:

    Profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST):

    • Médico do Trabalho: Essencial para identificar e diagnosticar problemas de saú.. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos psicossociais | Ações Urgentes e Iniciais

    Levando em conta o foco nas doenças psicossociais, as empresas que ainda não se adequaram completamente devem priorizar as seguintes ações neste momento:

    Ações Urgentes e Iniciais:

    1. Entendimento Completo da NR-1 e suas Alterações:

      • Revisar a íntegra da NR-1: Certificar-se de ter conhecimento detalhado da versão atualizada da norma, com foco nos requisitos do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
      • .. (continue lendo)

  • As doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil

    Embora dados específicos e detalhados sobre as doenças psicossociais que mais causam afastamentos no Brasil possam variar dependendo da fonte e do período analisado, algumas condições se destacam consistentemente:

    1. Transtornos de Ansiedade:

    • A ansiedade tem se tornado uma das principais causas de afastamento. Dados recentes de 2024 indicam que a ansiedade já é a terceira causa de afastamento do trabalho no Brasil.
    • Os transtornos de ansiedade podem se manifestar de diversas formas, como .. (continue lendo)

  • NR 1 Riscos Psicossociais | Prevenção e Controle

    A nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) estabelece a obrigatoriedade de incluir a avaliação e o gerenciamento dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas.

    Foco de Atenção na NR1:

    • Inclusão no PGR: A NR-1 agora exige que as empresas identifiquem, avaliem e controlem os riscos psicossociais, integrando-os ao seu PGR, que é o documento base para a gestão de segurança e saúde no trabalho.. (continue lendo)

  • Desenvolvido por: TBrWeb

    Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).