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Gestão Financeira | Controles ajudam a medir a eficácia do planejamento e da organização

Uma boa gestão financeira garante a saúde daa empresa e a sua tranqüilidade. Empresa sã, proprietário são. Mantendo a liquidez, os compromissos assumidos com terceiros serão honrados em dia, além de ampliar os seus lucros.

Manter a liquidez da empresa em situação confortável é resultado de uma série de decisões e atitudes tomadas pelo empresário no seu dia-a-dia.

As decisões empresariais podem afetar, de maneira positiva ou negativa, a liquidez e os resultados operacionais do negócio. Analise as situações abaixo:

Decisões positivas

• Reduzir os estoques excedentes de materiais ou de mercadorias.

• Reduzir os prazos de recebimentos de vendas e aumentar as vendas à vista.

• Promover ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos das vendas a prazo.

• Aumentar os prazos para pagamentos aos fornecedores.

• Entrar com novos recursos no caixa, através da venda de equipamentos ociosos.

• Diminuir o tempo de fabricação dos produtos.

• Tirar da linha de fabricação produtos que causem prejuízo.

Decisões negativas

• Permitir o aumento da inadimplência (clientes em atraso).

• Fazer compras à vista.

• Retirar recursos da empresa para aplicações em outras atividades.

• Retirar, em excesso, dinheiro para os sócios.

Implementar as decisões positivas e evitar as negativas, quando observadas na prática, trazem resultados extraordinários, melhorando em muito a liquidez da empresa.

Para melhor cuidar da gestão financeira, o empresário precisa lidar com números e informações o tempo todo. Se o empresário dispor de informações confiáveis, ele conseguirá tomar boas decisões. Estas informações são obtidas por meio de controles financeiros, conforme apresentados no quadro abaixo.

Controles financeiros básicos

Os controles financeiros ajudam a medir a eficácia do planejamento e da organização, bem como o desempenho do gerenciamento aplicado à empresa.

Segue os controles financeiros básicos, que toda empresa deve manter:

• controle diário do caixa;

• controle do movimento bancário;

• controle diário de venda;

• controle de contas a receber;

• controle de contas a pagar;

• controle mensal de despesas;

• controle de estoques;

• controle do imobilizado.

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