• Home|
  • COAF | Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas

COAF | Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas

A Resolução CFC 1.530, de 2017, tem por objetivo regulamentar procedimentos e normas gerais decorrentes da Lei 9.613, de 1998, alterada pela Lei 12.683, de 2012, que dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos, inclusive o financiamento do terrorismo, que sujeita ao seu cumprimento os profissionais e organizações contábeis que prestam, mesmo que eventualmente, serviços de assessoria, consultoria, contabilidade, auditoria, aconselhamento ou assistência, de qualquer natureza.

As informações a serem prestadas ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) são relativas às operações, realizadas por pessoas físicas ou jurídicas: a) de compra e venda de imóveis, estabelecimentos comerciais ou industriais, ou participações societárias de qualquer natureza; b) de gestão de fundos, valores mobiliários e outros ativos; c) de abertura ou gestão de contas bancárias, de poupança, investimento ou de valores mobiliários; d) de criação, exploração ou gestão de sociedades de qualquer natureza, fundações, fundos fiduciários ou estruturas análogas; e) financeiras, societárias ou imobiliárias; e, f) de alienação ou aquisição de direitos sobres contratos relacionados a atividades desportivas ou artísticas profissionais.

Os profissionais e as organizações contábeis deverão adotar, formalmente, políticas, procedimentos e controles internos compatíveis com seu porte e volume de operações; e, manter cadastro atualizado de seus clientes, bem como abranger as pessoas físicas autorizadas a representá-los.

Deve também, manter registro dos serviços prestados, contendo, no mínimo: a) identificação do cliente; b) descrição detalhada dos serviços prestados; c) valor e data da operação; d) forma e meio de pagamento; e) registro fundamentado de decisão de proceder, ou não, às comunicações que tratam o item “Comunicações ao Coaf”: e, f) enquadramento legal na presente Resolução. 

A lista de operações e propostas de operações que podem configurar sérios indícios da ocorrência dos crimes previstos na Lei 9.613, de 1998, ou com eles relacionar-se, consta no artigo 5º, da Resolução CFC 1.530, de 2017.

As operações e propostas de operações que, após análise, possam configurar indícios da ocorrência de ilícitos devem ser comunicadas diretamente ao COAF, em seu site, contendo: a) o detalhamento das operações realizadas; b) o relato do fato ou fenômeno suspeito; e c) a qualificação dos envolvidos, destacando os que forem pessoas expostas politicamente.

As operações listadas a seguir devem ser comunicadas, independentemente de análise ou de qualquer outra consideração, mesmo que fracionadas: a) aquisição de ativos e pagamentos a terceiros, em espécie, acima de R$ 50.000,00, por operação; e/ou b) constituição de empresa e/ou aumento de capital social com integralização, em espécie, acima de R$ 100.000,00, em único mês-calendário.

As declarações devem ser efetuadas no prazo de 24 horas, a contar do momento em que o responsável pelas comunicações concluir que a operação ou a proposta de operação deva ser comunicada.

Não havendo ocorrência, durante o ano civil, de operações ou propostas que possam configurar indícios da ocorrência de ilícitos, os profissionais e organizações contábeis devem apresentar a Declaração de Não Ocorrência de Operações Suspeitas por meio do site do CFC até o dia 31 de janeiro do ano seguinte.

A Comunicação ao Coaf, quando procedida pela organização contábil, dispensa seus sócios ou titulares de fazê-la individualmente, desde que não prestem serviços como pessoa física. Os profissionais que atuam como empregados não são obrigados a fazer a comunicação ao COAF face ao seu vínculo empregatício e não de prestação de serviços.

Os profissionais e as Organizações Contábeis, bem como seus administradores que deixarem de cumprir estas obrigações, sujeitar-se-ão às sanções previstas no artigo 27, do Decreto-Lei 9.295, de 1946, independentemente da aplicação do artigo 12, da Lei 9.613, de 1998.

Edição | BGC | 1901

Últimas Publicações

  • Cibersegurança | Você ainda acha que não será atacado porque é pequeno?

    Para prevenir crimes cibernéticos, uma empresa deve adotar uma abordagem abrangente e proativa em segurança cibernética. Aqui está um conjunto de conselhos práticos e eficazes:

    1. Educação e Treinamento Contínuos Capacitação dos Funcionários: Realize treinamentos regulares para todos os colaboradores sobre práticas seguras de uso de tecnologia, como identificação de e-mails de phishing, criação de senhas fortes e protocolos de res.. (continue lendo)

  • Obrigações Federais, Trabalhista e Previdenciária - Junho/ 2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Junho/2024, de âmbito da legislação Federal, Trabalhista e Previdenciáriacontinue lendo)

  • PIS | O que é o Abono Salarial

    O que é o Abono Salarial ​Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei. A CAIXA atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Minis.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Municipal

    O encerramento de uma empresa na esfera municipal no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera municipal:

    Regularização Fiscal Municipal: Certificar-se de que não há pendências fiscais municipais, como ISS (Imposto sobre Serviços), IPTU (Imposto Predial e.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Estadual

    O encerramento de uma empresa na esfera estadual no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera estadual:

    Regularização Fiscal: Certificar-se de que não há pendências fiscais estaduais, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servi&ccedi.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Trabalhista

    O encerramento de uma empresa na esfera trabalhista envolve uma série de procedimentos para garantir que todas as obrigações trabalhistas sejam quitadas corretamente. Aqui estão os passos principais:

    Pagamento das Verbas Rescisórias: Realizar o cálculo e o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários, incluindo saldo de sal&.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Empresa LTDA

    O encerramento de uma empresa Ltda (Sociedade Limitada) no Brasil envolve uma série de procedimentos legais. Em cada órgão onde foi aberta, deverá fazer o encerramento, incluindo a parte trabalhista. Aqui está um resumo dos principais passos:

    Deliberação dos Sócios: Convocar uma assembleia de sócios para deliberar s.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).