• Home|
  • Demonstração do Fluxo de Caixa | Análise da capacidade da empresa gerar caixa e gerenciar sua liquidez

Demonstração do Fluxo de Caixa | Análise da capacidade da empresa gerar caixa e gerenciar sua liquidez

Um fluxo de caixa bem preparado é tudo o que um gestor precisa para conduzir sua empresa de forma rentável e, como é bom ver um fluxo de caixa positivo. A Demonstração dos Fluxos de Caixa  (DFC) ajuda os usuários das demonstrações contábeis analisar a capacidade da empresa gerar caixa, bem como sua necessidade para utilizar esses fluxos de caixa.

Esta ferramenta é considerada essencial para gerenciar a liquidez de qualquer empresa. Ela fornece informações acerca das alterações no caixa e equivalentes de caixa da empresa, evidenciando separadamente as mudanças nas atividades operacionais, de investimento e de financiamento (NBC TG 1000 – Seção 7).

Equivalentes de caixa

São chamados Fluxos de Caixa as entradas e saídas de caixa e seus equivalentes. São equivalentes de caixa as aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que são mantidas com a finalidade de atender compromissos de caixa de curto prazo e não para investimentos ou outros afins. Para reconhecer um investimento como um equivalente de caixa é necessário atender cumulativamente três requisitos: ser de curto prazo (até 90 dias), ser de alta liquidez e apresentar insignificante risco de alteração de valor.

Portanto, além do dinheiro em poder da empresa e do dinheiro depositados em contascorrentes no sistema bancário, as aplicações financeiras de liquidez imediata, como CDB e RDB pós-fixados, também são incluídas na Demonstração dos Fluxos de Caixa, devendo estas aplicações financeiras ser relacionadas em notas explicativas da demonstração.

Fluxos de operações

As alterações verificadas no saldo de caixa ao longo do exercício a que se refere a demonstração devem ser aplicadas, separadamente, em três fluxos: concernentes às operações, aos investimentos e aos financiamentos. Segue um exemplo com um conteúdo detalhado por atividade, não esgotando, portanto, o universo de operações aceitáveis pela legislação que rege a elaboração dessa demonstração.

» Atividades operacionais

O fluxo das operações compreende o efeito das receitas geradas pelas atividades principais da empresa, tais como: (a) recebimentos de caixa pela venda de bens e serviços; (b) recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas; (c) pagamentos de caixa de fornecedores de mercadorias e serviços; (d) pagamentos de caixa a empregados, além de demais saídas classificáveis como caixa ou equivalentes de caixa; (e) pagamentos ou restituições de tributos sobre o lucro; (f) recebimentos e pagamentos de investimentos, empréstimos e outros contratos mantidos para negociação imediata ou futura (item 7.4, NBC TG 1000).

» Atividades de investimentos 

O fluxo de investimento ocupa-se dos efeitos da aquisição e da venda de ativos de longo prazo, tais como: (a) pagamentos e recebimentos de caixa referentes à aquisição ou à venda de ativos imobilizados, intangíveis e outros ativos de longo prazo, inclusive quando de construção própria ou concernentes a custos de desenvolvimento ativados; (b) adiantamentos e recebimentos pela concessão ou liquidação de empréstimos (exceto quando realizados por instituição financeira); (c) pagamentos e recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opção ou swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou como atividade de financiamento (item 7.5, NBC TG 1000).

» Atividades de financiamentos

O fluxo de financiamento compreende o efeito da captação de recursos dos acionistas e de empréstimos de qualquer natureza, tais como: (a) entradas de caixa referentes à emissão de ações e a outros instrumentos patrimoniais, ou referentes à emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, títulos de dívidas, hipoteca e outros empréstimos de curto e de longo prazo; (b) saídas de caixa associadas à amortização das transações mencionadas no item anterior (item 7.6, NBC TG 1000).


BGC | Edição | 1908

Últimas Publicações

  • Cibersegurança | Você ainda acha que não será atacado porque é pequeno?

    Para prevenir crimes cibernéticos, uma empresa deve adotar uma abordagem abrangente e proativa em segurança cibernética. Aqui está um conjunto de conselhos práticos e eficazes:

    1. Educação e Treinamento Contínuos Capacitação dos Funcionários: Realize treinamentos regulares para todos os colaboradores sobre práticas seguras de uso de tecnologia, como identificação de e-mails de phishing, criação de senhas fortes e protocolos de res.. (continue lendo)

  • Obrigações Federais, Trabalhista e Previdenciária - Junho/ 2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Junho/2024, de âmbito da legislação Federal, Trabalhista e Previdenciáriacontinue lendo)

  • PIS | O que é o Abono Salarial

    O que é o Abono Salarial ​Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei. A CAIXA atua como Agente Pagador do Abono Salarial, sob gestão do Minis.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Municipal

    O encerramento de uma empresa na esfera municipal no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera municipal:

    Regularização Fiscal Municipal: Certificar-se de que não há pendências fiscais municipais, como ISS (Imposto sobre Serviços), IPTU (Imposto Predial e.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Estadual

    O encerramento de uma empresa na esfera estadual no Brasil envolve alguns procedimentos específicos. Abaixo estão os passos principais para encerrar uma empresa na esfera estadual:

    Regularização Fiscal: Certificar-se de que não há pendências fiscais estaduais, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Servi&ccedi.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Encerrar na Esfera Trabalhista

    O encerramento de uma empresa na esfera trabalhista envolve uma série de procedimentos para garantir que todas as obrigações trabalhistas sejam quitadas corretamente. Aqui estão os passos principais:

    Pagamento das Verbas Rescisórias: Realizar o cálculo e o pagamento das verbas rescisórias dos funcionários, incluindo saldo de sal&.. (continue lendo)

  • Encerramento da Empresa | Passo a Passo para Empresa LTDA

    O encerramento de uma empresa Ltda (Sociedade Limitada) no Brasil envolve uma série de procedimentos legais. Em cada órgão onde foi aberta, deverá fazer o encerramento, incluindo a parte trabalhista. Aqui está um resumo dos principais passos:

    Deliberação dos Sócios: Convocar uma assembleia de sócios para deliberar s.. (continue lendo)

Últimas Notícias

Desenvolvido por: TBrWeb

Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).